Além-fronteiras

Este espaço foi criado a pensar nos alunos que partiram à descoberta de novos horizontes culturais e comunicativos, romperam fronteiras geográficas e teceram a sua experiência de estudar e viver num país estrangeiro durante o período de tempo que permitia a bolsa do programa Erasmus em Portugal. A ideia é partilhar vivências, emoções, aprendizagens...




Eis o que o aluno Marco Auteri escreveu enquanto observador atento da Lisboa que o acolheu durante os seus meses de estudo na cidade (set.2011-fev.2012):

Uma flor a brilhar à luz do sol. Pescador entre o mar e o anzol. Pensamento tão livre quanto o céu, indo embora para não mais voltar. Bairro novo, bairro velho, gente boa... na noite, em casa, não há quem fique. Moçambicano, angolano, caboverdiano, italiano e português... esta terra é de todos. 

Cada rua esconde um segredo, um cheiro diferente, um abraço caloroso. Madrugada em Alfama, cantando no meu coração a saudade dos tempos antigos e a esperança dos melhores que vão ser. Descanso no fim do dia neste canto deixando o meu olhar às mãos do Tejo. Ainda fecho os meus olhos e sonho Belém, Alcântara, Portas do Sol... Passear à beira do rio... ir do Terreiro do Paço ao Cais do Sodré, ver as gaivotas... Por aqui passaram mercadorias, reis, putas e mendigos, marinheiros e vigaristas, poetas e aventureiros. Nós fizemos e vamos continuar a fazer a nossa história.

Lisboa encanta, brilha e deseja ser amada porque não poderia existir outro sentimento para a conhecer e viver. Lisboa tem uma identidade própria que inebria o menos sensível dos corações. Humanidade, história, beleza, ponto de encontro entre diferentes culturas... sol, mar e traquilidade. Lisboa é tudo isto! 

E como diz a canção: "Cheira bem, cheira a Lisboa".


A Amina Boggi também quer partilhar esses seus momentos de descoberta, crescimento e enriquecimento pessoal e cultural que esta experiência em Lisboa lhe proporcionou (set.2012-fev.2013):

As lágrimas das primeiras semanas e o medo de ficar sozinha.
O sol ardente de setembro, o céu azul sem nuvens.
O sorriso da Johanna.
O quarto desarrumado.
O concerto de Fado.
Os pastéis de nata, o galão.
As viagens ao Norte com os amigos franceses.
As saudades do meu namorado.
O serviço de voluntariado, as refeições quentes para os sem-abrigo.
Os desafios de culinária multiculturais.
As noites de poesia, no Martim Moniz.
Os abraços da Francesca.
Os passeios matutinos perto do rio Tejo.
A descoberta das minhas fraquezas, duma sensibilidade que antes não conhecia.
As festas de despedida.
As lágrimas dos últimos dias, quando percebes que tudo está para acabar. 


Caros amigos,
o Erasmus é sem dúvida uma experiência única, incrível. Um percurso formativo, intenso. Um autêntico desafio consigo mesmo. É uma ocasião de descoberta pessoal, de crescimento profundo. Uma mistura multiforme e variada de pessoas,  línguas, cores e perfumes diferentes. Cada pessoa que conheces é uma ocasião de confronto e enriquecimento humano. O Erasmus é abraçar a diversidade, ampliar os seus próprios horizontes, enriquecer a sua bagagem cultural.
Uma sugestão para os futuros estudantes Erasmus: - Aproveitem a vossa viagem, cada instante, cada conversa, cada novo amigo, cada evento cultural.
Uma sugestão para os outros estudantes ainda duvidosos ou indecisos sobre a decisão “Erasmus ou não?”: - Façam o Erasmus!!


Obrigada Marco! Obrigada Amina!

Sem comentários:

Enviar um comentário